No ano de 1959 um grupo de senhoras, trabalhadoras voluntárias do “Centro Espírita Antônio de Pádua”, verificando as necessidades urgentes da comunidade onde laboravam, mobilizaram-se para a criação de uma creche.
Com o auxilio da Federação Espírita do Paraná, que também cedeu o terreno, foi construída a creche. No dia 04/06/1959 o prédio ficou pronto e denominou-se Creche Josefina Rocha, em homenagem à benemérita trabalhadora espírita já desencarnada que, além de professora, era também parteira, sempre atendendo aos necessitados.
Em virtude de diversas dificuldades para instalação e funcionamento, a creche só começou a funcionar a partir de 01/06/1961, dois anos mais tarde, com 20 crianças de 2 a 4 anos, em sede própria, na Rua México nº 260, bairro Bacacheri.
A primeira diretora da creche foi a Sra. Irene Bagatin.
Em 02/05/1963 foi assinado contrato com a Legião Brasileira de Assistência do Paraná, representada pela Sra. Nice Braga, Presidente dessa Instituição, e pelo Sr. João Ghignone, Presidente da Federação Espírita do Paraná. Em 1º de junho do mesmo ano, através de convênio firmado entre a Federação e o Estado do Paraná, passa a ser reconhecida pelos órgãos públicos como creche, passando a ser um departamento desta federativa.

A atual direção é exercida por Elisabeth Martin Bianco Machado.